Apresentação

O Comitê Brasileiro de Estudos em Uro-Oncologia (CoBEU) é uma entidade que tem por objetivo realizar estudos na área de uro-oncologia usando as técnicas de medicina baseada em evidências. É composto de urologistas e oncologistas, com titulação, conhecimento acadêmico e cotidiano desta área.

Nossa metodologia de trabalho inclui, mas não se restringe a, transformar o conhecimento médico acumulado em informações válidas e úteis para o médico que atua na área de uro-oncologia. Para produzir estas informações, usamos conhecimento científico da mais alta qualidade existente. As informações produzidas devem fornecer, na medida do possível, recomendações claras e precisas para a prática clínica, baseadas nas melhores evidências disponíveis na literatura. As informações produzidas devem ser acessíveis para o médico uro-oncologista que atua no cotidiano médico em todas as regiões do Brasil.
Nosso método de trabalho requer que para cada etapa seja definido um tema central. Em seguida, questões clínicas pertinentes ao tema escolhido são elaboradas e é nomeado um relator para cada questão.
Para cada pergunta, uma revisão estruturada da literatura é realizada nas bases de dados do MEDLINE, LILACS, CENTRAL (Cochrane Register of Controlled Trials), da Cochrane Collaboration e o DARE (Database of Abstracts of Reviews of Effects), da Universidade de York buscando indentificar os estudos com desenho metodológico mais adequados para responder às questões. Para questões de tratamento buscamos estudos randomizados e revisões sistemáticas da literatura. Para questões de diagnóstico, buscamos estudos de acurácia e revisões sistemáticas destes estudos. Apenas em situações em que estudos com estes desenhos metodológicos não existem, é permitido o uso de outros tipos de estudo.
Após a seleção inicial de estudos, estes são enviados para os relatores que adiciona outros estudos que julgue relevante e realizam a análise crítica destes. Um primeiro rascunho (síntese das evidências) é elaborado e enviado a todos os outros membros para apreciação. Uma reunião final de discussão e redação é agendada e nesta reunião os relatores apresentam sua proposta de recomendação, que é apreciada, criticada e mudada pelos outros membros. Após esta discussão, a recomendação é emitida com base na força das evidências e na concordância entre os membos do painel, segundo a classificação do Centre for Evidence Based Medicine da Universidade de Oxford, reproduzidos no Algoritmo e na Tabela apresentados em Metodologia. Tabela 1 e Tabela 2.
Todos os trabalhos do CoBEU são publicadas em revista indexada, obrigatoriamente relacionada à área de uro-oncologia. Pode-se também elaborar brochuras, separatas, etc para distribuição para interessados.